O projeto tem o apoio da Secult-CE
"Projeto Escolas Encantadas” fará apresentações culturais para crianças de Croatá
Cinco escolas de Educação Infantil de Croatá-CE terão uma programação especial de arte e cultura por conta do projeto “Escolas Encantadas”. A iniciativa, idealizada pela produtora Géssica Monteiro, em parceria com o Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte através do 3° Edital Cultura Infância da Secretária de Cultura do Estado do Ceará, realizará atividades diversificadas que abrangem música, teatro, circo, cinema e contação de histórias.
As atividades iniciarão com uma recepção às crianças, que receberão lanches e doces durante o evento. O artista circense de Ibiapina, Adriano Brandão, abrirá a programação, com as suas imitações de cantores e performances de malabares.
Em seguida, as crianças assistirão uma história de aventura com a exibição do curta-metragem “A Baleia Mágica”. A contação de histórias terá o seu ponto alto com a participação especial do Mestre da Cultura Griô Marcio Pena do Ponto de Cultura Arte na Praça, de Guaraciaba do Norte, que vai compartilhar narrativas e saberes tradicionais.
O final das atividades será com espetáculo “Estripulia”, um show teatral que mistura música e brincadeiras, apresentado pela CIA Criar de Teatro da Associação Cultural Criando Arte, da cidade de Varjota.
“O projeto “Escolas Encantadas” objetiva proporcionar momentos lúdicos e educativos para as crianças de Croatá, para estimular a criatividade, a imaginação e o contato com diferentes formas de expressão artística”, relata Géssica Monteiro.
Sobre Márcio Pena
Márcio Pena é de Corumbá-MS, é artista plástico, produtor, artesão, idealizador da Associação Cultural Arte na Praça (ACAP) e Coordenador do Ponto de Cultura Arte na Praça, localizado em Guaraciaba do Norte. Mestre griô da cultura oral, Reconhecido pelo Ministério da Cultura. Em 2017, concluiu o curso de extensão para Gestores Públicos de Cultura – (UFC), recebeu o troféu do Festival União da Ibiapaba – (FUI), e recebeu a comenda Antônio Ribeiro Zaranza, do Comitê da Bacia Hidrográfica da serra da Ibiapaba – COGERH – Governo do Estado do Ceará. recebeu a medalha José Maria Melo, concedida pela Câmara de Vereadores do Município-2020
Sobre Adriano Brandão
Adriano Brandão é natural de Ibiapina. Em 1998, aos sete anos de idade, fez a sua primeira apresentação pública no Circo Diorama, com a imitação de Michael Jackson. No ano seguinte, desenvolveu outras imitações como o Palhaço Tiririca, a cantora Gretchen, o Cantor Latino, personagens dos Mamonas Assassinas, Joelma da Banda Calypson, a cantora Xuxa e a personagem Rogério. Desde 2005, ele também faz performance de malabares, equilíbrio em esferas, equilíbrio no arame, dentre outras.
Sobre o CriAr de Teatro
Ponto de Cultura do Ceará. Grupo teatral da cidade de Varjota-CE, fundado em 2006. Atualmente coordena a Casa de Arte CriAr. (Ex-CIA Criando Arte). Em quase duas décadas montou mais de 40 trabalhos entre espetáculos, cenas curtas e experimentações em cinema; apresentou-se em mais de 30 cidades do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte; ministrou oficinas e cursos de formação em várias cidades cearenses; participou de mais de 15 festivais de caráter local, regional, nacional e internacional; idealizou eventos presentes no calendário cultural da cidade como Festival Estudantil de Teatro, Mostra de Cultura, Diversão e Arte e FestVa (Festival de teatro de rua de Varjota); fomentou projetos sociais educacionais em Varjota através do teatro.
(Clickem, com informações da Sescult-CE)