Solicitação foi enviada ao Ministro da Agricultura e Pecuária

Câmara Setorial propõe reconhecimento do setor de flores e plantas ornamentais como parte integrante da horticultura

O presidente da Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, Milton Hummel, enviou uma carta a Carlos Favaro, com a solicitação de algumas demandas. O documento tem como principal objetivo reconhecer de forma oficial o setor de flores e plantas ornamentais como parte da horticultura pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

 

Entre os argumentos utilizados por Hummel, ele cita as similaridades com a horticultura, como

práticas de cultivo, manejo e cadeias de produção semelhantes às de hortaliças e frutas. Outro ponto abordado por ele foi também serem reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Flores e Plantas Ornamentais (SBFPO) em seu periódico “Ornamental Horticulture”.

 

Com isto, o presidente Hummel acredita que diversos benefícios serão conquistados pelo setor como o acesso a linhas de crédito e financiamento específicos, inclusão em programas de apoio à pesquisa e inovação, como também nas políticas públicas de desenvolvimento sustentável para o segmento hortícola.

 

Segundo Hummel, esta inclusão do setor na horticultura traria benefícios para os produtores, comerciantes e para a economia brasileira como um todo. Confira abaixo a carta na íntegra:

 

A Sua Senhoria o Senhor

CARLOS FAVARO

Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária

Brasília, 13 de março de 2024

 

Assunto: Reconhecimento do setor de flores e plantas ornamentais como parte integrante da

horticultura

 

Senhor Ministro,

 

1. Com profundo respeito e consideração, venho, em nome da Câmara Setorial de Flores e

Plantas Ornamentais, formalizar o pedido deliberado durante a 75a Reunião Ordinária, realizada em 22 de novembro de 2023, para que o setor de flores e plantas ornamentais seja oficialmente reconhecido como parte integrante do segmento hortícola pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

 

2. A solicitação baseia-se no entendimento em nota técnica elaborada pelo Empresa

Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), onde apesar de as flores e plantas ornamentais não serem majoritariamente destinadas à alimentação, elas compartilham práticas de cultivo, manejo e cadeias de produção muito similares às de outros produtos hortícolas, como as hortaliças e frutas. Tal perspectiva é corroborada pelo periódico técnico científico da Sociedade Brasileira de Flores e Plantas Ornamentais, intitulado "Ornamental Horticulture" (Horticultura Ornamental), e por uma nota técnica emitida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que reconhece a relevância agronômica e econômica dessas práticas.

 

3. A inclusão formal do setor de flores e plantas ornamentais como parte da horticultura

traria benefícios significativos, não apenas para os produtores e comerciantes envolvidos, mas

também para a economia brasileira como um todo. Entre esses benefícios, destacam-se a

possibilidade de acesso a linhas de crédito e financiamento específicas, programas de apoio à

pesquisa e inovação, além de políticas públicas de desenvolvimento sustentável especialmente

desenhadas para o segmento hortícola.

 

4. Além disso, a medida em questão facilitaria a implementação de normas técnicas e

fitossanitárias adequadas ao setor, promovendo sua sustentabilidade, competividade e capacidade de exportação. Isso sem mencionar o potencial de geração de empregos e o incentivo ao turismo relacionado à floricultura, aspectos que contribuem sobremaneira para o desenvolvimento social e econômico do país.

 

5. Por todo o exposto, solicitamos que Vossa Excelência avalie com a devida atenção e

sensibilidade a nossa solicitação, reconhecendo formalmente o setor de flores e plantas ornamentais como integrante do segmento hortícola, em alinhamento com as práticas agronômicas contemporâneas e as necessidades do mercado.

 

6. Permanecemos à disposição para fornecer quaisquer informações adicionais ou

esclarecimentos que se façam necessários. Confiantes em sua compreensão e apoio, antecipamos nossos agradecimentos pela atenção dispensada a esta importante matéria.

 

Atenciosamente,

 

MILTON HUMMEL

 

Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais


(Clickem, por Luis Antonio Gomes - Foto: Senado Federal)

Outras Notícias

Eclipse total permite ampliar conhecimento sobre estrutura do Sol

Os eclipses solares totais, como o que aconteceu nesta segunda-feira (8), além de gerar imagens incríveis, contribuem...

Falta de água potável impacta mais crianças negras e indígenas

No Brasil, 2,1 milhões de crianças e adolescentes de zero a 19 anos vivem sem acesso adequado à água potável. O perce...

Fim do verão terá fortes chuvas em diversas regiões do país

A última semana do verão e os primeiros dias de outono podem apresentar grandes acumulados de chuva, com volume acima...

Flora Fogaça participa de encontro com produtores de flores, plantas ornamentais e mudas

Com o objetivo de estabelecer parcerias e estreitar os laços entre os produtores de flores, e plantas ornamentais e m...