O troféu faz alusão ao trabalho dos fuzileiros navais no Brasil

ACAP faz homenagem na Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte-CE

A Associação entregou dois troféus em referência ao dia dos Fuzileiros Navais durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte, nessa segunda-feira, 11. Os agraciados com os troféus foram a presidente do Legislativo, Regiane Petisco, e o editor e radialista, Luis Antônio Gomes, pelas atuações na área da politica e no desenvolvimento da cultura, respectivamente.

 

Márcio Pena, que é Coordenador Pedagógico da Associação Arte na Praça (ACAP), na cidade de Guaraciaba do Norte, Mestre Griô e ex-fuzileiro naval da Marinha do Brasil, utilizou a tribuna para enaltecer o trabalho dos fuzileiros navais no Brasil.

 

Márcio Pena destacou que o Dia do Fuzileiro Naval é celebrado em 7 de março no Brasil, por ser “uma homenagem à chegada da Brigada Real de Marinha portuguesa em terras brasileiras em 1808”. E ainda acrescentou “Essa brigada deu origem ao Corpo das Fuzileiros Navais do Brasil. E que a chegada ocorreu quando a Família Real Portuguesa migrou para o Brasil para escapar das ameaças de Napoleão Bonaparte”.

 

“Os fuzileiros navais, corajosos e guerreiros das águas, desempenham um papel fundamental na proteção das fronteiras marítimas do país pela dedicação à Pátria. Além de assegurar a segurança nacional, os fuzileiros navais contribuem para acordos de paz em todo o mundo. A nação tem muito orgulho do trabalho desses profissionais, que garantem que o país possa dormir em paz”, agradeceu em nome da associação.

 

No final do seu discurso, o Mestre Pena recitou um poema de Rachel de Queiroz:

 

Quando se houverem acabado os soldados no mundo

Quando reinar a paz absoluta

Que fiquem pelo menos os fuzileiros

Como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!

 

 A presidente da Câmara, Regiane Petisco, agradeceu pelo carinho [da ACAP]. A edial ainda comentou que o trabalho da associação contribui para a cultura do município e que “receber o troféu da ACAP foi uma honra e o trabalho dos fuzileiros navais é nobre e orgulha o País”, finalizou durante o intervalo da sessão.

 

Luis Antônio Gomes também reforçou que a homenagem o deixa bastante feliz pelo reconhecimento e consideração da ACAP. “Sou muito grato ao Mestre Pena por estar lembrando e destacando a importância do nosso trabalho, com as nossas publicações, jornais e revistas. E receber mais uma homenagem, em referência também ao nobre trabalho dos fuzileiros navais, me deixa feliz enaltecido por saber da responsabilidade destes representantes da Marinha do Brasil”.

 

(Fonte: Correio Ibiapaba)

Fotos

Outras Notícias

Inscrições abertas para curso gratuito de “Elaboração de projetos culturais” com foco no ProAC

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, está com inscriç...

Choro é declarado Patrimônio Cultural do Brasil

O choro musicado pelo conjunto de bandolim, flauta, violão 7 Cordas, pandeiro, cavaquinho e clarinete em rodas por to...

Ivete Sangalo demonstra equilíbrio para acalmar foliões após explosão de mangueira do trio

Apesar do susto na hora do incidente com uma das mangueiras de CO2 do trio elétrico, a cantora Ivete Sangalo demonstr...

Alok, Olodum, Simone Mendes, Dragões de Piripiri, trio elétrico: seis cidades da Ibiapaba têm programação de carnaval

Com carnaval para as crianças, carnaval dos idosos, marchinhas, paredões, trio elétrico e atrações em nível nacional,...